Menssagem de erro

  • Deprecated function: Creation of dynamic property MergeQuery::$condition is deprecated in MergeQuery->__construct() (line 1357 of /data/var/www/multi_polignu/includes/database/query.inc).
  • Deprecated function: Creation of dynamic property DatabaseCondition::$stringVersion is deprecated in DatabaseCondition->compile() (line 1887 of /data/var/www/multi_polignu/includes/database/query.inc).
  • Deprecated function: Creation of dynamic property DatabaseCondition::$stringVersion is deprecated in DatabaseCondition->compile() (line 1887 of /data/var/www/multi_polignu/includes/database/query.inc).
  • Deprecated function: Creation of dynamic property DatabaseCondition::$stringVersion is deprecated in DatabaseCondition->compile() (line 1887 of /data/var/www/multi_polignu/includes/database/query.inc).
  • Deprecated function: Creation of dynamic property DatabaseCondition::$stringVersion is deprecated in DatabaseCondition->compile() (line 1887 of /data/var/www/multi_polignu/includes/database/query.inc).

Mulheres

17
jun

Onde estão as mulheres no Ensino Superior?

Por Cíntia Borges Margi

 

Em 04 de junho de 2013 participei juntamente com a Tica Moreno (Marcha Mundial das Mulheres) da atividade A divisão sexual do trabalho na Universidade organizada pelo Núcleo USP da Marcha Mundial das Mulheres no Instituto de Física da USP - campus Butantã. Foi uma atividade mista, isto é, aberta a participação de mulheres e homens o que é um traço muito positivo do evento. E esta atividade foi parte do Ciclo de debates: Os desafios do feminismo na construção de uma Universidade Popular que ocorreu durante os meses de maio e junho, todas as terças-feiras, abordando discussões sobre o espaço que as mulheres ocupam hoje na Universidade, nos cursos, no currículo e no ensino.

Assim, tentando responder a pergunta “Onde estão as mulheres no Ensino Superior?” busquei estatísticas sobre gênero na USP.

Português, Brasil
26
mai

PAPo A Mulher na Academia - Roda de discussão de Junho

O tema de discussão do PAPo A Mulher na Academia no mês de junho será acerca d´A Experiência de Mentorar em que o executivo Colin Butterfield falará de sua experiência como mentor da Fundação Estudar.

Colin é formado em Engenharia de Produção pela Boston University e MBA pela Tuck School of Business at Dartmouth. Iniciou sua carreira no Banco Garantia. Em seguida, trabalhou na Monitor Consulting. Montou em seguida a BTG, uma agência de viagens voltada para o mercado corporativo. No mesmo ano vendeu a empresa ao JP Morgan Partners e encabeçou a montagem do portal de viagens www.decolar.com.br . Após seu mestrado, foi contratado pela matriz da Cargill, em Minneapolis. Após dois anos trabalhando com M&A, voltou ao Brasil como Diretor de Açúcar. Em seguida, ingressou na Bracor Investimentos Imobiliários como Diretor de Investimentos, onde liderou as áreas operacionais e comerciais da empresa. Por fim, iniciou sua trajetória na Cosan como Presidente da Cosan Alimentos, que congrega os negócios de açúcar do grupo. Casado, dois filhos, vive em São Paulo.

Evento no Facebook (confirme sua presença): https://www.facebook.com/events/611240302221895/

Haverá coffee-break e sorteio de um livro.

Data: 14/06/2013

Horário: 11h

Local: Escritório Piloto - sala S-33 do prédio da Engenharia Civil da Poli-USP - Campus Butantã

 

Apoio: FTDE
 

Português, Brasil
8
mai

Bate Papo do PoliGen: Programa de mentoring

Desta vez, não contaremos com alguém externo para palestrar, então, estruturamos este encontro para ser algo mais interno e discutirmos sobre:

0) Mística de percepção: quais são as suas expectativas, o que você gostaria de fazer?
1) Esclarecimentos sobre o programa de mentoring do PoliGen (inclusive a bolsa do Programa Aprender com Cultura e Extensão)
2) "meetup" das mentees entre si e com as demais pessoas do grupo
3) Encaminhamento de data para uma confraternização no fim do semestre

E outras pautas que surgirem... e que qualquer um@ pode ir antecipando aqui através de comentários no site ;-)

Data: 10/maio/2013
Horário: 11h
Local: Escritório Piloto

Mais informações de como participar aqui

Português, Brasil
5
mar

PAPo A Mulher na Academia - 8 de março de 2013

Nossa primeira roda de discussões de 2013 sobre o papel da mulher na Academia e no mundo da Tecnologia ocorrerá no dia 08 de março, dia internacional da mulher.

Nesta primeira roda do ano contaremos com a presença de Vania Ferro, que vai contar um pouco de sua experiência como presidente da companhia americana 3Com, diretora da ong Care Brasil e pesquisadora da Escola Politécnica da USP.

Vânia Ferro

Ao assumir a presidência da companhia americana 3Com no Brasil, em 1993, tornou-se pioneira entre os altos executivos do sexo feminino no Brasil. À época, assumiu um escritório com apenas três funcionários e faturamento anual de US$ 5 milhões. Após seis anos, a empresa havia se transformado em uma das grandes de tecnologia do país, com 120 empregados e faturamento de US$ 250 milhões. Formada em Física, Vânia leciona nos cursos de MBA da Faculdade de Economia e Administração (FEA) e da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).
Hoje em dia
Em 2002, Vânia deixou a presidência da 3Com. Em 2003, assumiu a diretoria executiva da ong Care Brasil, que tem o objetivo de aumentar projetos de geração de renda e incentivar a educação pré-escolar. É professora especialista no Laboratory of Computer Architecture and Networks (LARC) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).
http://premioclaudia.abril.com.br/finalistas/vania-ferro/

Sobre o Evento

Local: Escritório Piloto - Sala S33 do prédio da Engenharia Civil da Escola Politécnica da USP, campus butantã.

Horário: 11h00

Português, Brasil
25
fev

Manual da Caloura 2013

Este ano, a segunda edição do manual da caloura, para as ingressantes em 2013!

Nele, há várias informações sobre a Universidade - esperamos que tenham uma boa leitura!

Obtenha o seu manual aqui.

Português, Brasil
5
fev

O Ingresso na Universidade de São Paulo - uma abordagem de gênero

O ensino superior vem se expandindo no Brasil e constata-se que a maior parte de estudantes deste nível são mulheres. No entanto, nas áreas ligadas às ciências ditas exatas e tecnologia a situação é inversa: há mais homens que mulheres. Como estudo de caso foram analisados dados de ingresso e matrícula da Universidade de São Paulo (USP) afim de: constatar se realmente há desbalanceamento entre homens e mulheres, em quais áreas isso ocorre e em quais cursos as diferenças acirram-se. Constata-se que nas humanidades há maior equilíbrio e que nas exatas e nas biológicas há significativo desequilíbrio, nestas a maioria de estudantes são mulheres, naquelas, são homens. Isso corrobora com a ideia de que as carreiras cujas profissões associam-se mais à ideia do cuidado ainda são vistas como “femininas” e as mais ligadas à tecnologia e raciocínio lógico ainda são encaradas como “masculinas”. Verifica-se também tendência a queda da participação feminina entre os momentos de inscrição e matrícula. Assim, embora o problema de desequilíbrio de gênero seja majoritariamente exógeno à universidade, é possível que a mesma exerça influência sobre isso: pelo processo seletivo que valoriza determinado perfil, por ações junto aos demais níveis de ensino, ou mesmo por medidas internas à universidade como programas de mentoring e o desestímulo institucional a eventos e comportamentos que reforcem preconceitos.

Português, Brasil
21
dez

PoliGen

O que é? Quando foi criado? Quem participa? Quais os objetivos?

Este grupo nasceu em 08 de março de 2012, Dia Internacional da Mulher com um PAPo promovido pelo PoliGNU sobre "As Mulheres e o Mundo Digital" em decorrência do debate do debate "Web para meninas" que aconteceu na Campus Party 2012. Neste papo, decidiu-se que era importante estabelecer um espaço permanente de discussão para que fosse possível refletir e pesquisar quais ações, pequenas ou grandes, podem ser tomadas para avançarmos no caminho de reduzir as desigualdades de gênero.

O grupo é aberto à participação de quaisquer interessados(as).

Português, Brasil
14
nov

Estudante brasileira cria índice de desigualdade de gênero para o País

A estudante de economia, Luísa Cardoso, foi premiada pelo Conselho Regional de Economia do DF pelo trabalho "A Mensuração da Desigualdade de Gênero: um Índice para os Estados Brasileiros"

Português, Brasil
10
out

Berlin Mathematical School - for women

http://www.math-berlin.de/images/stories/2012_days_annienatashaclaudia_dl.gif

The BMS sets the explicit goal to reach a fifty percent representation of women among its students. The following measures will be taken: The BMS counseling and mentoring will be set up specifically in order to strengthen women during their course of studies at the BMS. In the framework of the BMS program, we have a special responsibility and opportunity to encourage female candidates to continue their path from the Phase I into the dissertation research phase. Thus the BMS mentors will especially support women at the point of transition from Phase I to Phase II, where they choose an area of research, research group and thesis advisor, and prepare for qualifying exams.

Português, Brasil

Páginas