Install Fest Ubuntu/GNU Linux

 

O PoliGNU – Grupo de Estudos de Software Livre da Poli-USP – convida todos os estudantes da Escola Politécnica e de outras unidades da USP para uma sessão de instalação do sistema operacional Ubuntu 9.10 que ocorrerá na próxima quinta-feira dia 25/03, a partir das 18h no Escritório Piloto (Sala S33 – Prédio da Engenharia Civil e Ambiental - Poli-USP).

O Ubuntu é uma das mais populares distribuições do sistema operacional GNU/Linux, desenvolvida e utilizada por milhares de pessoas ao redor mundo, contando com uma das mais completas gamas de aplicativos para usuários experientes ou iniciantes, e ainda com o maior suporte a dispositivos de hardware do mercado.

O objetivo deste evento é ajudar aquelas pessoas que possuem interesse em conhecer e explorar o sistema operacional GNU/Linux e seus aplicativos, configurando um ambiente favorável para o desenvolvimento destas atividades através da instalação de uma das mais populares distribuições deste sistema. A instalação do Ubuntu pode ser realizada de diferentes formas, seguindo abaixo um resumo de algumas delas:


Instalação Tradicional:

Este procedimento de instalação envolve a formatação e particionamento completo do disco rígido, de forma que após a conclusão do processo o Ubuntu seja o único sistema operacional instalado no computador.

Instalação em dual-boot:

Esta instalação envolve a alocação de espaço livre no disco rígido de forma que o sistema operacional Ubuntu possa ser instalado no espaço alocado. Após a conclusão do processo de instalação o usuário poderá optar por inicializar o computador a partir de um dos sistemas instalados.

Instalação por Wubi:

O Wubi é um instalador do Ubuntu exclusivo para usuários de Windows que desejam experimentar o sistema sem que haja a necessidade de formatar seus discos rígidos. O Wubi permite a instalação do Ubuntu como mais um aplicativo do Windows, podendo ser instalado e desinstalado a qualquer momento à partir do mesmo. Após a conclusão do processo de instalação o computador irá operar como se houvessem dois sistemas operacionais instalados no disco rígido, permitindo ao usuário escolher à parti de qual sistema ele deseja que a máquina seja inicializada.

Instalação em Máquina Virtual:

Este procedimento envolve a instalação de um software de virtualização que permite “emular” uma nova máquina dentro do computador do usuário. O sistema operacional Ubuntu é instalado então nesta máquina virtual de forma que o usuário pode utilizar os dois sistemas operacionais ao mesmo tempo no mesmo computador.

Estaremos à disposição para auxiliá-lo na instalação do sistema operacional Ubuntu GNU/Linux utilizando qualquer um dos procedimentos descritos acima. Sejam bem vindos e tragam seus computadores e notebooks. Aqueles que estejam impossibilitados de trazer suas máquinas, mas que desejem aprender um pouco mais sobre os procedimentos de instalação dos sistemas GNU/Linux, também serão muito bem vindos. 

Install Fest Ubuntu GNU/Linux

25/03/2010, 18h, Escritorio Piloto - sala S33 Poli-Civil

Português, Brasil
Onde: 
Escritório Piloto - sala S33 - Poli Civil
Quando: 
quinta-feira, 25 Março, 2010 - 18:00
Categoria: 

Não há comentários.

Comentar